16 de fevereiro de 2013

desabafo

Costumo dizer que tenho uma relaçao amor-odio com a Holanda... Este é o pais no qual vivo ha ja 6 anos (1/6 da minha vida) e é impossivel negar a influencia que teve e tem na pessoa que sou e na maneira como vejo as coisas. 
Embora nem sempre o demonstre ha coisas aqui que sinceramente aprecio e valorizo: a estabilidade, o nivel de vida, as coisas que me posso permitir, a informalidade no local de trabalho... Gosto de modo geral a maneira como as coisas estao organisadas, nota-se que houve um pensamento a longo prazo e muitos detalhes culturais deste pais foram de facto o resultado de um esforço para mudar a mentalidade colectiva. Nao é perfeito, tal como nao o é nenhum sitio do mundo. 
Pessoalmente (e pessoalmente é aqui a palavra chave), a grande falha da Holanda e a principal razao pela qual me queixo tanto é nao ser Portugal. 
Que ironia... Portugal! 
Isto dito em voz alta é quase ridiculo...
Portugal provavelmente nao tem nenhuma das caracteristicas mencionas acima, ouvir ou ler as noticias portuguesas nestas alturas é assustador... 
Mas é casa e quando estou lá sou mais eu e as coisas fazem mais sentido. É o sitio onde sempre me imaginei viver e envelhecer, onde visiono criar os meus filhos e viver a minha vida. É onde está a familia, é onde estao os amigos e a maior parte das memorias que tenho... 
Engraçada esta parte das memorias... Estou ca ha 6 anos, tambem as tenho daqui... tambem tenho amigos aqui... tenho-me perguntado ultimamente se esta resistencia minha em aceitar este pais nao é apenas um adiar do inevitavel, uma maneira de me iludir a mim mesma e de pensar que ainda tenho hipotese. Tenho me perguntado ultimamente se nao seria mais facil desistir e abandonar o sonho, aceitar que a decisao que tomei  5 anos atras nao tem outro desfeixo senao aquele que tantos anunciaram e que nao, "nunca mais voltas". 

E penso e repenso, no que posso fazer, no que quero fazer, no que estou disposta a abdicar... E esta ate seria uma hipotese valida (este baixar os braços) se nao me lançasse em convulsoes chorosas que sao capazes de assustar o mais estavel dos mortais. Se a ideia, a nocao de uma vida preenchida por dias e dias de cinzento infindavel nao inundasse o meu cerebro e me atirasse para um estado pre-depressivo. Se nao tivesse esta sensacao de estar a matar algo dentro de mim, uma parte que me faz feliz... Tornar-me ia daquelas pessoas que so estao presentes no Natal ou no verao, que perdem aniversairos, comunhoes e nascimentos, ate porques esta mania de ir la de 2 em 2 meses seria impossivel de manter. Uma vez por ano seria o ideal, um choro grande na altura de voltar e passado umas semanas ja se esqueceu como é vida la, de como sao os abracos daqueles que la temos... Onze meses de cinzenta paz dormente e 4 semanas para os putos brincarem com os primos... seria certamente menos desgastante...

Vou dormir agora...isto amanha passa-me...

Adenda: Eu sei: desistir e baixar os braços nunca deu bons resultados... mas às vezes cansa tanto te-los levantados...

5 comentários:

  1. Toma lá dois tabefes pra acordares: plas! plas!
    Recebeste?
    Então agora repete lá comigo:
    1) Tu tens hipótese de fazer O QUE TU QUISERES, e tens imensa probabilidade de teres tudo o que tens cá em Portugal também. E não me venhas com desculpas e que mimimi, que lá não há emprego pra ti e que nhecanheca, que há recibos verdes e desemprego e mimimimi, becabecabeca.
    Tenho uma amiga que foi daqui pra PT e desde que foi há 3 anos ainda não esteve desempregada e vai mudando de emprego como lhe apetece qdo se farta do que está a fazer, nao é por as empresas irem à falência. Por isso, fonix, se és infeliz aqui faz um plano, junta uns patacos em vez de ires a casa de 2 em 2 meses, e põe-te na alheta!!
    2) VAIS LÁ TER EMPREGO
    3) A tua família é mais importante que mais 500 euros por mês.
    4) Uma pessoa que não é ela, que não se sente bem, que não está bem onde vive, é uma pessoa infeliz e não há estabilidade pessoal e financeira que nos faça infeliz. Por isso pensa bem o que é que realmente te faz feliz, faz uma lista, e se isso significa ir pra PT, começa(m) à procura de emprego ou de uma saída.

    Por último

    5) É FEVEREIRO fenix, já sabes que há falta de vitamina D, que há winterblues e que tens que te enfrascar em comprimidos vitamínicos e ir ao solarium. E já sabes que está na hora de comprares um bilhete de avião pra saíres daqui no fim deste mês, seja pra PT ou pra conchinchina e bazar que não há cú que aguente.

    Pra rematar, eu tenho estado a controlar os dias de escuridão, e como nevou pra caneco, este ano a coisa não está nada má, e fora estes últimos dois dias, até não tem estado nada mal... pra um Fevereiro na Holanda.

    Há 6 anos que vives cá, já devias ter posto uma data e um prazo pra voltar. E acima de tudo, cagares do alto (mesmo que sejam os teus Pais) pra quem te diz que não voltas ou que não deves voltar que agora tá tudo mal.

    Pronto, já disse tudo o que devia e o que não devia. Desculpa, mas é que nestas alturas gosto de quem me abane, achei que precisas dum abanão.
    Faz um plano miúda, põe o plano por escrito e cumpre o plano pra voltares. Detalha-o ao ponto de definires o que é preciso pra venderes/alugares a casa, etc. E se precisares de alguma coisa, combinamos um café, vale?
    Beijos! Si cuida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia, obrigada!
      Sim, precisava de um abanao e dois tabefes e de alguem me fizesse ver as coisas com um bocado de positivismo... Mas mais que isso precisava de alguem que me mostrasse o obvio... Passo metade do meu tempo envolvida em gestao de projectos e nunca me tinha ocorrido que está na altura de começar a tratar isto como se fosse um projecto.
      Nem todas as coisas estao finalisadas por aqui, por isso nada vai acontecer de um momento para o outro, mas ja se ve a luz ao fundo do tunel e podemos começar a traçar planos, a organisar o que é preciso e a estabelecer timelines, define critical milestones hehehehe todas as minhas coisas preferidas :D
      Por isso, muito obrigada! Li o teu comentario ontem à noite e fui-me deitar a pensar nisto, ainda tive uma horas às voltas mas desta vez a pensar no que é possivel. Hoje acordei com um novo animo, falei com o Mahmut e parece que o projecto foi aprovado hehehehe
      Ainda ha tanto que temos de discutir mas so esta nocao de estar a trabalhar para algo da-me um novo animo! Nada melhor para vencer este winterblues! ;-)
      Beijinhos :-D

      Eliminar
    2. Ah! E se quiseres combinar um cafe é algo que adorava :-D podemos combinar num fim de semana (durante a semana é um bocado complicado para mim)

      Eliminar
    3. Dunya, fico muito contente! Acho que se to tivesse dito em pessoa nao surtia tanto efeito :D e hoje esteve um solinho lindo, tb ajuda! ;)
      Entao tu es gestora de projectos e nao tinhas feito um plano pra voltar? :))) Deixa la que somos duas e tb tenho que fazer um pra mim e tem que ser este ano pq quero voltar em 2016. Na primeira metade deste ano tinha um plano q ja cumpri em fevereiro. Agora vou de ferias e qdo der por ela ja e' Maio e toca a mudar de casa. E ai comeca o plano de regresso.
      Ha coisas q dependem da economia, como o emprego. Mas podes por no plano um sabado por mes so pra tratares do CV e de cartas pra empresas onde queiras trabalhar e afins.
      Eu tenho muitas ideias e tb faco gestao de projectos lol mas nao da pra te por agora tudo por escrito.
      Se quiseres tomar cafe no proximo fds, tenho ca uma amiga e ela nao conhece a "tua terra", posso ir ai mostrar-lhe tomo um cafe contigo e com o Mahmut, queres? Leva papel e caneta que eu explico-te com desenhos, a serio. Tens e' de me mandar um email pra sofiaandorinhaquevoa@gmail.com com os teus email e telefone que sem eles nao consigo combinar contigo :)))
      Enqto te explico as minhas ideias de certeza que me vais dar ideias novas pra mim, vai ser optimo.
      Qdo vim pra Holanda tinha uma amiga espanhola que vivia na Alemanha ha 7 anos. Ela queria voltar pra Espanha mas ano apos ano, la estava ela em Munique. E ela dizia-me mtas vezes qdo eu vim: Sofi, ponte una fecha!! Marca uma data pra voltares pra PT! E eu pensava: mas esta miuda passa-se, eu so vim por dois anos. Ja pus uma data!
      Mas nao fiz nenhum plano.... E vao fazer 5 no dia 25 de abril. E em Janeiro "pusme una fecha" :)) beijos e manda um email q eu dou-te o meu pessoal ;)
      (Estou mesmo contente por nao me quereres bater na volta do correio, pq eu fui bruta como uma porta!)

      Eliminar
  2. Ja agora, a minha amiga espanhola voltou ha 2 anos, no pico da crise espanhola, vive em Madrid e esta felicissima ao pe' da Mae e da Irma e dos amigos, da comida e da lingua dela. E o mais ironico e' q ela tinha um namorado alemao (6 anos) q foi c'os porcos, arranjou um espanhol mto fixe qdo vivia na alemanha e ela ja voltou pra espanha mas acho q ele ainda nao, mas ela veio na mesma. Ha calendas q nao falo com ela. Uma miuda bem fixolas! Beijos

    ResponderEliminar