13 de junho de 2012

Junho é um mês complicado...
Junho divide o ano em dois e nesta altura eu começo a incorporar nos numeros o "meio"... 4 e meio, 5 e meio...29 e meio... um exercicio na fronteira do masoquismo, e que arredonda sempre para cima, mas necessário para uma adaptação mental ao passar do tempo...especialmente no que diz respeito aqueles quase 6 anos longe de casa...

Depois Junho é, ou deveria ser, o mês do Verão, com dias longos e luminosos, cheiro a sal, a sardinha, a cerejas e a manjerico e a promessa de meses quentes, escaldantes pela frente. Devia ser... mas não aqui... aqui estamos a meio do mês e estão 15 graus (ainda uso botas e casaco de inverno), e mesmo que os dias sejam efectivamente mais longos, não são necessariamente mais luminosos... são enublados, encobertos, é como viver numa nuvem de ópio que não deixa distinguir o passar do tempo: o céu é igual às 8 da manha, às 10, 12 14, 16.... por ai fora, privando-nos de provas que o dia avança, o sol se mexe no ceu, que a vida passa...
Junho é o mês em que esta sensaçao de "desadjustment", de que falta algo, que o ciclo não está completo se materialisa... Eu até aguento um Inverno longo se houver a recompensa de um Verão quente, justo! Já não espero sol ou calor em Março, nem Abril, mas Junho...mesmo aqui Junho devia trazer qualquer coisa mais.
 
É a junção destas ideias que mexe comigo...a realização do tempo que passsa, a sensação que falta qualquer coisa, e a conclusão que eu provavelmente me estou a esquecer como deveria ser...
 
Preciso tanto de um Verão que se está a tornar uma questão de sanidade mental....eu sei o quanto idealiso...o meu Portugal não é apenas um lugar no espaço é também no tempo... mas o meu corpo grita por dias de sol que queima... aquelas alturas em que se abre a porta e o ar quente nos enche e cansa e aquelas noites em que podemos sair de casa de calções e T-shirt... Penso sempre em ti Tania, que odeias o calor, mas estas coisas definem as minhas estações e ajustam o meu relógio interno... sem elas só me resta arredondar para cima...
 
Apesar de tudo gosto de Junho... Junho é um mês que traz coisas boas, como Março...

1 comentário:

  1. Já não vinha aqui há muito tempo, não sabia que tinhas voltado :) É inevitável não se lembrarem de mim quando se fala do Verão. eheh Qualquer dia já tens isso tudo outra vez.. Há coisas boas no Verão, mas não o calor :P Anima-te miúda Junho já acabou ja vem ai Julho ;)

    ResponderEliminar