10 de setembro de 2010

Da Festa do Açucar e afins...

Por estes dias é a "Festa do Açucar", começou hoje e dura uns dois ou três dias. É a altura que se festeja o fim do Ramadão: pelo que o Mahmut explicou é o equivalente ao nosso Natal (mas sem presentes :P, se bem que eu ainda recebi 10 eurios, não sei bem porquê, mas cá cantam no bolso :D).

Por isso ontem fomos jantar a casa dos "in laws" com o resto da familia. Eu já sabia que a minha "sogra" faz o melhor arroz que já comi (a sério, eu que nem sequer sou fã de arroz -o que curto mesmo é massa- sempre que lá vou jantar sou capaz de comer pratos e pratos só de arroz) e as melhores pizzas turcas (Lahmacun) que já provei.*
Descobri ontem que também faz baclava deliciosa. Eu já tinha provado baclava, mas comprada, não caseira, e achei extremamente doce, demasiado enjoativa.
Mas agora aquela que provei ontem não era tão doce e tinha nozes misturadas: comi 2 pedaços depois do jantar, 2 durante a viagem para casa e outros 2 antes de me deitar. Ainda temos uma taça quase cheia no frigorifico e só de pensar nela cresce-me água na boca...

Ontem fiquei também a saber que falo turco com a pronuncia de uma nativa (ao contrário da minha pronuncia holandesa que é horrível). É verdade que na maior parte das vezes não faço ideia do que digo, visto que as poucas palavras que sei são Obrigado, Arroz e Água** mas parece que o digo bem ;)

*E a parte melhor que normalmente vem sempre connosco uma boa dose delas para congelarmos e termos cá em casa :)
** e as palavras mencionadas em cima. Comida, portanto; cada um tem as suas prioridades!

2 comentários:

  1. Deixa, eu, aparentemente, tenho pronúncia polaca em tudo quanto é língua. E até em português pareço estrangeira. Quanto ao holandês, nem eles o pronunciam bem - conheço um Jeroen. Já ouvi o nome dele dito "Gérume", "RRérume" e "RRerune", pelo menos, portanto: se nem eles o sabem pronunciar quem somos nós para saber?!?

    P.S. - até a mim me deixaste com água na boca.

    ResponderEliminar